Um dos grandes nomes do time do Fluminense campeão brasileiro em 1970, Samarone lembra com carinho do título, mas com amargor da eliminação na Libertadores do ano seguinte, em 1971. Em entrevista ao GE, o ex-atleta afirmou que o Tricolor tinha chance de conquistar título tão cobiçado até hoje naquela época
– Tínhamos chances. Nosso time era vencedor, credenciado pelos resultados que vinha obtendo por dois anos com a mesma equipe. Fomos campeões cariocas de 69, brasileiro de 70 e credenciados a fazer uma grande Libertadores. A mudança de mentalidade de treinador que começou a influenciar, porque o Zagallo pensava sempre em se defender, e isso começou a trazer problemas. Tanto que um time que foi goleado por nós veio ao Maracanã, tomou um vareio, mas a bola não entrou, e eles fizeram um gol de pênalti – lamentou Samarone, concluindo:
– A grande fatalidade foi a derrota para o Deportivo Itália, até hoje não digerida. Se a gente vence aquele jogo, mesmo perdendo a última partida para o Palmeiras nós classificaríamos pelo saldo de gols. Uma pena, lamento até hoje – disse ele.