Em sua oitava participação na Libertadores, o Fluminense caiu antes mesmo da fase de grupos. Foi superado pelo Olimpia (PAR) na terceira fase da competição. Com o revés, os paraguaios passaram a se tornar a principal pedra no sapato tricolor quando se fala no principal torneio do continente. Eles superaram os equatorianos no quesito.
Nas suas oito participações na Libertadores, o Fluminense caiu seis vezes mata-matas. Em duas (1971 e 1985) não passou da fase de grupos. Agora, os paraguaios já representam três eliminações tricolores, contra dois equatorianos e uma argentina.
Em 2011, o Fluminense foi superado pelo Libertad nas oitavas. As outras duas eliminações frente a paraguaios foram frente ao Olimpia. Além da que houve na última quarta, também teve o duelo pelas quartas em 2013.
Já os equatorianos representam o maior trauma do Fluminense na competição. Afinal, o Tricolor foi vice-campeão continental perdendo a final para a LDU em 2008. No ano passado, caiu nas quartas diante do Barcelona de Guayaquil.
Em 2012 houve a única eliminação frente a um time da Argentina. O Boca Juniors levou a melhor nas quartas.