Bicampeão carioca (2005 e 2012) e campeão brasileiro (2012), Abel Braga está de volta para sua quarta passagem no Fluminense. O técnico e sua comissão irão ao CT Carlos Castilho já neste domingo para o início dos trabalhos. O grupo se apresenta na segunda. O treinador retorna num momento bem diferente do clube em relação à sua última passagem, encerrada em 2018.
O site ge fez uma comparação do que Abel Braga encontrará em relação ao que abandonou ao pedir demissão em 2018. Confira:
“Campo e bola”
A temporada ainda não começou, e o retorno de Abel Braga ao Fluminense dividiu opiniões por parte da torcida. Especialmente após os desempenhos recentes do treinador à frente dos rivais Vasco e Flamengo (apesar de ter sido vice-campeão brasileiro com o Inter em 2020). No entanto, há, sim, expectativa – não só por parte dos torcedores, mas também da diretoria – de que o Tricolor faça um bom ano em termos de resultados esportivos. E o principal foco é, claro, a Libertadores.
Em comparação com junho de 2018, quando Abel pediu demissão alegando “desgaste”, o cenário atual é muito mais animador. Na época, o treinador deixou o cargo no início do recesso para a Copa do Mundo após quatro derrotas consecutivas e com o modesto 12º lugar no Campeonato Brasileiro. Além disso, a equipe já havia caído precocemente na Copa do Brasil, na terceira fase, após perder os jogos de ida e volta para o Avaí, e sequer havia se classificado para as finais do Carioca, embora tenha conquistado a Taça Rio daquele ano.
Reforços
Em meio à sequência de resultados ruins, Abelão, antes de sua demissão, pedia publicamente à diretoria, na época sob a presidência de Pedro Abad, a contratação de reforços. Na ocasião, o time sofria com sucessivas lesões.
No último jogo do treinador, na derrota por 1 a 0 para o Santos, no Maracanã, no dia 13 de junho, a equipe não contou com Renato Chaves, Gum e Ayrton Lucas, poupados por desgaste; e Léo, Gilberto e Marcos Junior, lesionados. Após a partida, inclusive, o treinador cobrou – mais uma vez – peças de reposição da direção.
Desta vez, porém, o técnico encontrará um Fluminense mais ativo no mercado e reforçado. Até o momento, o clube anunciou oficialmente cinco nomes: Felipe Melo, Willian Bigode, Pineida, David Duarte e Nathan. Mas está acertado também com o lateral Cristiano e o atacante Gérman Cano.
Salários
Além de lidar com a falta de reforços por conta do baixo orçamento, antes de deixar o clube Abel ainda convivia com a dificuldade da diretoria em manter os salários em dia. O clube enfrentava um mês de atraso na CLT e tinha dois meses de imagem pendentes.
Abel encontrará agora um clube em melhores condições financeiras, apesar de ter algumas pendências, como duas parcelas do 13º salário de 2021, que foi dividido em três vezes, e o terço adicional das férias de 2019 para 2020. Na última sexta-feira, o presidente Mário Bittencourt afirmou em entrevista coletiva que os salários de dezembro, tanto de jogadores, quanto de funcionários, haviam sido pagos e, portanto, estão em dia.
Caso Scarpa
Os últimos meses de Abel Braga no comando do Fluminense também foram marcados por uma batalha judicial entre o clube e o meia Gustavo Scarpa.
Homem de confiança do treinador, o jogador que posteriormente acertou com o Palmeiras entrou na Justiça contra o Fluminense pedindo a rescisão do contrato por salários atrasados e evidenciou mais uma vez a grave crise enfrentada pelo time.
Em meio à polêmica judicial, Abel chegou a dar declarações fortes ao responder sobre a situação de Scarpa e afirmou até mesmo que ficou decepcionado por ter sequer recebido um telefonema por parte do meia. O treinador agora iniciará a temporada com o clima mais harmônico nos bastidores e no extracampo.
Melhorias no CT
Nesta volta ao Fluminense, Abel Braga também contará com algumas melhorias no local de trabalho. Desde que saiu do time, o espaço que abriga os treinos da equipe na Barra da Tijuca foi renomeado para Carlos José Castilho, as vias de acesso ao CT foram melhoradas, a estrutura recebeu uma nova sala de imprensa e o campo três foi construído.
Com medidas oficiais da Fifa (105 x 68 m), o campo três é vizinho do campo dois a partir da linha de fundo, e gera um gramado linear de mais de 200 metros que dá mais possibilidades de treinamentos à comissão técnica, além de permitir o treinamento da categoria sub-23 no mesmo horário dos profissionais.
O primeiro contato de Abel Braga com o elenco, inclusive, está marcado para ocorrer às 9h desta segunda-feira, no Centro de Treinamento, quando o time irá se apresentar para iniciar os trabalhos para 2022.