A rodada era perfeita. Times acima na tabela na luta pelo G6 (Inter, Corinthians, Fortaleza e Bragantino) perderam. O cenário favorável, mas o Fluminense decepcionou. Vindo de vitória sobre o Palmeiras, a equipe seguiu sua tendência de irregularidade e perdeu por 1 a 0 para o Juventude, quarta, no Alfredo Jaconi, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Para se ter uma ideia de tamanha dificuldade do Tricolor embalar na competição, fica o exemplo que só conseguiu emplacar duas vitórias seguidas em duas oportunidades.
Nas 33 rodadas até aqui, a maior série invicta do Fluminense foi do dia 23 de agosto a 26 de setembro. Neste período, fez sete jogos, com quatro vitórias e três empates. Porém, os únicos triunfos seguidos sem um tropeço no meio foram os diante de Chapecoense e São Paulo, ambos por 2 a 1. A série foi interrompida com derrota no Maracanã por 2 a 0 diante do Fortaleza.
Posteriormente, o Fluminense, após perder por 1 a 0 fora de casa para o Corinthians, recuperou-se com vitórias frente a Athletico (1 a 0, na Arena da Baixada) e Flamengo (3 a 1, no Maracanã). Logo depois, perdeu para o Santos, na Vila Belmiro, de 2 a 0.
Tamanha irregularidade cobra um preço caro. Num momento em que o Fluminense se dedica exclusivamente ao Brasileiro (caiu nas quartas tanto na Libertadores quanto Copa do Brasil), permanece em oitavo lugar com 45 pontos.