Há exatos dez anos, no dia 16 de novembro de 2011, o Fluminense conseguia uma de suas vitórias mais espetaculares na história recente do Campeonato Brasileiro. Num jogo para lá de movimentado no Engenhão, superou o Grêmio por 5 a 4, com quatro gols de Fred e um de Rafael Sobis, pela 35ª rodada da competição.
Foi o Grêmio que abriu o placar naquela noite. Em uma falha de Cavalieri, Rafael Marques marcou para o visitante. O Flu logo reagiu e, aos 24 minutos, Fred aproveitou a cobrança de falta de Marquinho e deixou tudo igual. No último lance da primeira etapa, o time sulista marcou o segundo gol em cobrança de falta de Marquinhos.
O Fluminense voltou com sede de virada para o segundo tempo. Aos sete minutos, Deco endereçou um lançamento para Fred, que empatou de novo. No 2 a 2, o time ganhou confiança e dominou a situação. Aos 16 minutos, Rafael Sobis marcou o gol da virada com um chute no ângulo. Com a vantagem, o time relaxou e permitiu o cabeceio de Brandão, que empatou pela terceira vez. No lance seguinte, Adilson fez o quarto do Grêmio.
Quando o jogo parecia perdido, Adilson cometeu um pênalti em Carlinhos, convertido por Fred. Para sacramentar a atuação incrível, Fred aproveitou cruzamento na área gremista e cravou o quinto gol do Fluminense, aos 36 minutos. Assim, o Tricolor foi alçado à terceira colocação da tabela e seguiu vivo na disputa do Brasileiro de 2011, conquistado pelo Corinthians semanas depois.
O Fluminense terminou aquele Brasileiro na terceira posição, atrás do Corinthians e do Vasco. Campeão em 2010, repetiu a dose em 2012.