Recentemente, um estudo divulgado pelo CIES Football Observatory, um dos principais centros de pesquisa de futebol, apontou Martinelli como jogador jovem que adquiriu mais experiência atuando fora do futebol europeu no último ano. Situação essa que agradou o volante do Fluminense. O volante destacou o bom trabalho feito em Xerém na sua formação.
Martinelli apareceu na quinta posição geral (atrás apenas dos que jogam no Velho Continente). E lembrou que Calegari, lateral-direito/volante tricolor, também foi citado (12º).
— Estar nesta lista é motivo de comemoração. Sou muito grato ao Fluminense e a todos os meus companheiros, que me ajudaram muito nesse tempo, sempre passando muita confiança e tranquilidade nos primeiros passos como profissional. Não é de hoje que Xerém forma bons jogadores. O Calegari também aparece bem colocado na lista, e isso é fruto do trabalho que é feito lá também. Agora a gente está trabalhando muito forte aqui no profissional e não tenho dúvidas que, como todo o trabalho que é feito, o clube tem tudo para colocar novos nomes nesta lista – falou.