O Fluminense precisa vencer ou empatar a partir de 3 a 3 com o Barcelona (EQU), nesta quinta-feira, no Monumental de Guayaquil, para se classificar à semifinal da Copa Libertadores. Herói em 2008, Washington Coração Valente estará na torcida pelo Tricolor e já tem até um “escolhido” caso a vaga venha novamente com emoção.
Naquele ano, foi o ex-atacante quem fez, já no finzinho, o gol de uma dramática classificação para a semifinal da Libertadores. Na ocasião, o Flu havia sido derrotado pelo São Paulo na ida, no Morumbi, e vencia por 2 a 1 a volta, no Maracanã. O resultado era insuficiente pelo gol fora. Nos minutos finais, em cobrança de escanteio de Thiago Neves, subiu no segundo andar para cabecear a bola no ângulo de Rogério Ceni. Ele havia feito também o primeiro da equipe na partida. Adriano empatou para os paulistas e Dodô recolocou o Fluminense na frente.
– Eu já contei, tenho o número certinho de quantas vezes eu vi: foram mais ou menos 5.638 vezes (risos). Estou brincando, mas está por aí, viu? (Risos) E todas as vezes eu me emociono e fico orgulhoso. Muitos falam até que foi o gol mais emocionante que viram, outros dizem que ficaram mais emocionados com esse gol do que com o do Sheik no título do Brasileiro de 2010. Até os torcedores do São Paulo, quando encontro, falam: “Que bom que você jogou aqui, mas aquele gol na Libertadores de 2008…” Realmente ficou histórico. Não foi gol de título, mas foi parecido. Foi marcante igual – recorda.
Posteriormente, o Fluminense eliminaria o Boca Juniors (ARG) na semifinal e, infelizmente, acabaria derrotado na decisão, nos pênaltis, para a LDU (EQU). Na torcida por uma classificação mais tranquila nesta noite, o ex-atacante, no entanto, já “elegeu” quem espera que seja o herói caso o Tricolor precise. Trata-se também de seu sucessor com a camisa 9 do Fluzão e companheiro de título brasileiro em 2010, Fred.
– Claro que prefiro que seja mais tranquilo. Mas, em se tratando de Fluminense, não tem como ser tranquilo, não. Esquece! Vou cravar: 1 a 0 Fluminense. Torço para que seja do Fred. Mas se não for, pode ser de qualquer um, até contra (risos) – falou.
Washington teve duas passagens pelo Fluminense. Na primeira, foi vice-campeão da Libertadores em 2008. Após defender o São Paulo, voltou e foi campeão brasileiro em 2010. No total, fez 83 jogos e 45 gols pelo Tricolor.