Atualmente em batalha judicial com o Fluminense para se desvincular do clube, o meia Miguel foi pouco aproveitado no Tricolor na temporada de 2020 mesmo após se destacar em algumas partidas do Campeonato Carioca. Técnico da equipe na ocasião, Odair Hellmann explicou, em entrevista à Ulbra TV, do Rio Grande do Sul, o motivo disso.
– Eu trabalhei com ele (Miguel) no Fluminense. É um jovem muito talentoso, com as valências de futebol em alta em todos os sentidos, parte técnica, habilidade… Tem tudo para se tornar um grande jogador de futebol. Ele jogou comigo, teve algumas oportunidades logo no início do Carioca, mas depois que a equipe teve um encaixe, o Nenê acabou entrando, fez um grande ano comigo, ele (Miguel) teve menos chances – contou Odair, finalizando em seguida:
– Então acabou que o Miguel não teve mais tanto espaço, porque a gente já tinha Ganso também, tinha outras situações com as quais a gente trabalhava naquele momento, enfim. Mas eu admiro esse menino. Ele é muito talentoso e tem possibilidades de se tornar um dos grandes talentos do futebol brasileiro – encerrou.