(Foto: Lucas Merçon - FFC)

Depois de boas partidas contra River Plate (ARG), pela Libertadores, e São Paulo, pelo Brasileirão, o Fluminense, apesar de seguir alcançando bons resultados, tem sofrido nos últimos jogos. Diante do Cuiabá, do Red Bull Bragantino e, nesta última quinta-feira, do Santos, o Tricolor tomou muita pressão e não conseguiu encaixar o seu jogo.

Isto posto, fica a pergunta: Será que os adversários já estão “manjando” esquema do Time de Guerreiros? Em entrevista coletiva logo após o triunfo sobre o Santos, por 1 a 0, o técnico Roger Machado deu sua opinião e tentou respondê-la.

 
 
 

– Cada adversário vai lhe propor uma dificuldade diferente. O fato da gente muitas vezes não conseguir terminar jogadas que possam gerar finalização também é um pouco dos adversários entendendo nosso modo de jogar e aí temos que criar alternativas para que isso não aconteça. A questão é ter eficiência. Posse de bola x quantas vezes você chega no último terço do adversário x quantas vezes você finaliza no alvo. Terão jogos que nós teremos muitas finalizações, dependendo de como o adversário joga – quando propomos um tipo de jogo e conseguimos executar com eficiência. Hoje foi um daqueles jogos que tivemos três, quatro oportunidades de roubar a bola dentro do campo do Santos, mas não conseguimos tirar a bola do lado de onde roubamos. Usamos uma via que não nos favorecia tanto. Mas, evidentemente, que o adversário mapeia a forma como a gente atua, mas cada um propõe uma dificuldade diferente. E não será todo jogo que teremos três, quatro oportunidades de gol. Quando tivermos, temos que ser eficiente, como fomos – disse o treinador.