Estádio deve estar apto para ser utilizado em 2024 (Foto: Mailson Santana - FFC)

O estádio das Laranjeiras, completa 102 anos nesta terça-feira. Erguido para sediar o Campeonato Sul-Americano de Seleções, o palco leva desde 2004 o nome do ex-presidente Manoel Schwartz.

À época, o clube venceu a disputa com o Flamengo para receber a competição que hoje é a Copa América. O torneio seria em 1918, mas aconteceu no ano seguinte em virtude da gripe espanhola.

 
 
 

Presidente tricolor de 1916 a 1931 e de 1941 a 1943, o patrono Arnaldo Guinle liderou o processo. O projeto foi liderado pelo arquiteto e engenheiro Hippolyto Gustavo Pujol Júnior, da Escola Politécnica de São Paulo.

No dia 11 de maio de 1919, o estádio da sede do Fluminense recebeu sua primeira partida oficial. O Brasil estreou no Campeonato Sul-Americano de Seleções com goleada de 6 a 0 sobre o Chile. A seleção nacional conquistou o torneio.

Construído inicialmente com a capacidade de 18 mil torcedores, em 1922 o estádio recebeu ampliação com recursos do clube para abrigar 25 mil pessoas.

O time profissional do Fluminense jogou nas Laranjeiras até 2003. Depois, o local seguiu como campo de treinamento para a equipe até a migração para o CT Carlos Castilho. Hoje, o estádio recebe jogos da base e da equipe feminina.