Flu lidera o Grupo D (Foto: Divulgação)

Nesta segunda-feira, a alcadía (prefeita) de Bogotá, Claudia López Hernández, publicou o “decreto 157” com medidas para conter o avanço da Covid-19 no local. Com isso, o jogo do Independiente Santa Fe com o Fluminense, na próxima quarta, pode sofrer alteração de horário e até mesmo de local.

De acordo com o parágrafo 4, do artigo 2, “durante o processo de restrição previsto no presente decreto, não se poderão realizar atividades esportivas, tais como o futebol profissional”. As linhas gerais passam a ser válidas já nesta segunda, mas a proibição para eventos esportivos só se inicia no sábado. Em tese, não interfere na partida válida pela segunda rodada do Grupo D da Libertadores. No entanto, há um problema com o toque de recolher previsto. Só há permissão para circulação em Bogotá até 20h (horário local) e por si só já obrigaria a remarcação do duelo. O encontro está marcado para 19h de Bogotá (21h de Brasília). Uma permissão especial para o evento não está descartada.

 
 
 

— Deve haver mudança no horário da partida entre Santa Fe e Fluminense. Se jogaria neste mesmo dia, mas mais cedo. Nas próximas horas, iremos confirmar se terá solicitação para mudança de horário ou se haverá uma permissão especial para este dia — conta Yerson David Caucha, jornalista do Noticias Uno.

Por outro lado, a imprensa colombiana não descarta a possibilidade do Santa Fe precisar buscar um novo local para a realização do jogo. Ainda com poucas informações sobre como o decreto afetará o futebol, existe um temor de que a partida não seja realizada em Bogotá.

— Em breve teremos mais claridades sobre essa decisão e o que ela mudará. Mas há chance de buscar outro estádio, com o risco de não ter futebol em Bogotá já a partir deste 26 de abril — afirma César Martinez, jornalista colombiano.

— As restrições podem começar desde 26 de abril, o que quer dizer que o Santa Fe terá que buscar outro estádio para mandar as suas próximas partidas — confirma Elias Merino, da Informa Deportes.