No dia 19 de abril de 1925, Preguinho fazia sua estreia pelo Fluminense. E com título. Aos 20 anos, perdeu os primeiros dois jogos e chegou às Laranjeiras, onde era disputado o Torneio Início, pelo qual o Tricolor ia atrás do bicampeonato, a minutos da final. O motivo: disputava simultaneamente um campeonato de natação na praia de Botafogo também representando o clube. E levou a melhor na prova dos 600 metros.
Preguinho teve participação no gol de Lagarto, na vitória de 1 a 0 sobre o São Cristóvão, que valeu o título ao Fluminense.
Como jogador de futebol, Preguinho defendeu o Fluminense de 1925 a 1938, período em que anotou 128 gols em 174 jogos. Foi campeão carioca em 1937 e 1938. Além disso, é o maior goleador do Estádio das Laranjeiras, com 78 gols.
Preguinho foi capitão da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1930, no Uruguai. Ainda fez o primeiro gol da canarinho em mundiais. Fez nove no total em cinco partidas pela equipe nacional.
Além de futebol e natação, Preguinho, o Superatleta, também fez sucesso em outras seis modalidades: atletismo, basquete, hockey, saltos ornamentais, voleibol e polo aquático.