Cazares será um dos primeiros a chegar ao Flu, já nesta terça (Foto: Rodrigo Coca - Agência Corinthians)

O Fluminense fechou na última segunda-feira com quatro jogadores: o zagueiro Manoel, do Cruzeiro; o meia Cazares, do Corinthians; e os atacantes Raúl Bobadilla, do Guaraní (PAR) e Abel Hernández, do Internacional. Os anúncios oficiais acontecerão a qualquer momento. Além disso, o também zagueiro David Braz está apalavrado e aguarda a rescisão com o Grêmio. Agora, a diretoria terá de agilizar os trâmites burocráticos para dar condições aos reforços de jogarem a fase de grupos da Libertadores.

Pelo regulamento da Conmebol, os clubes devem enviar até o próximo sábado, às 18h15 de Assunção (19h15 de Brasília), a lista de no mínimo 21 e no máximo 50 jogadores, sendo três goleiros, que poderão jogar a fase de grupos. Então, são cinco dias para realizar exames médicos, anunciar os atletas e inscrevê-los.

 
 
 

Cazares e Manoel, segundo o site ge, serão os primeiros a chegar ao Flu já nesta terça. Na quarta, chegam Hernández e Bobadilla. Todos passarão por exames médicos. A parte burocrática também envolve transferências de documentos e pode demorar com estrangeiros, que precisam tirar visto de trabalho no Brasil. Nos casos de Cazares e Hernándes, que já vinham atuando no país, isso não será problema. Porém, Bobadilla jogará pela primeira vez no futebol brasileiro. A diretoria, informa o site ge, já tenta adiantar o que for possível no registro, antes mesmo da avaliação médica, para ganhar tempo.

No entando, há uma maneira de se ganhar tempo em relação ao atacante argentino naturalizado paraguaio: usar inscrição provisória de jogadores. Junto à lista oficial do elenco, a Conmebol permite uma segunda com mais cinco nomes que não precisam estar regularizados na data do envio. O atleta nessa condição ficará como pendente, mas podendo concluir a inscrição em três etapas:

Para jogar na 1ª rodada: até às 15h (de Brasília) de 19 de abril
Para jogar na 2ª rodada: até às 15h (de Brasília) de 26 de abril
Para jogar na 3ª rodada: até às 15h (de Brasília) de 3 de maio

Estourados esses prazos só poderão atuar a partir das oitavas.

Caso liberado pelo Grêmio, David Braz também terá de entrar na lista provisória, mas por estar com Covid-19 e precisar cumprir dez dias de quarentena.