Washington foi campeão brasileiro pelo Fluminense em 2010 (Foto: Ricardo Ayres - Photocamera)

Aniversariante do dia, Washington “Coração Valente” completa 46 anos nesta quinta-feira. Em seu site oficial, o Fluminense relembrou a trajetória do ex-centroavante, que foi campeão brasileiro pelo Time de Guerreiros em 2010, e marcou gols decisivos naquele ano e em 2008, quando o Flu foi vice-campeão da Libertadores.

Confira, na íntegra:

 
 
 

“Ao longo de suas passagens por Laranjeiras, em 2008 e 2010, Washington, o “Coração Valente”, curiosamente, mexeu com o coração de milhares de tricolores. Dono de gols decisivos e de carreira marcada pela superação, o ídolo comemora, hoje, 46 anos.

Diagnosticado com diabetes aos 21, o ex-centroavante descobriu, aos 27, uma lesão cardiovascular que quase apressou sua aposentadoria. Com garra, enfrentou os problemas de saúde dentro de campo. O destino ainda o levou, duas vezes, ao Time de Guerreiros, onde protagonizou viradas épicas.

Washington marcou um dos gols mais icônicos do Fluminense. Foi ele quem garantiu a vaga na semifinal da Libertadores de 2008, ao cabecear, aos 47 minutos do segundo tempo, no ângulo de Rogério Ceni, do São Paulo, após cobrança de escanteio, no Maracanã.

O ex-jogador, um dos principais personagens daquela campanha, ainda deu início à virada que colocou o clube na decisão da Libertadores. Também no Maracanã, o craque igualou o marcador diante do Boca Juniors, de falta, aos 17 minutos da etapa final.

A primeira conquista de Washington pelo Tricolor ocorreu em 2010, quando a equipe se sagrou campeã brasileira. O “Coração Valente” participou do lance do gol do título, marcado por Emerson. Ele recebeu cruzamento de Carlinhos, pela esquerda, e desviou a bola de cabeça para seu companheiro balançar a rede.

No ano seguinte, o artilheiro decidiu deixar os gramados. Ele encerrou a carreira com 45 gols em 83 jogos pelo Fluminense.

Em 2018, Washington compareceu à FluFest como uma das atrações do evento, que, naquela edição, celebrou a despedida do goleiro Ricardo Berna e a história do clube no Maracanã. Na ocasião, o goleador disputou amistosos e distribuiu autógrafos na sede de Laranjeiras.”