Na noite deste domingo, o Fluminense enfrentou o Flamengo na estreia do técnico Roger Machado, em partida válida pela 4ª rodada do Campeonato Carioca. Com uma atuação ruim, o Tricolor esteve mais próximo de perder o jogo do que de vencê-lo, mas graças a um chutaço de fora da área de Igor Julião, já na reta final de partida, o Time de Guerreiros bateu o rival por 1 a 0 e somou seus primeiros três pontos no Estadual. Com o placar, o Flu ganha quatro posições e sobe para o 8º lugar na tabela de classificação do torneio.
A partida começou com o Rubro-Negro melhor. A primeira chance do adversário foi logo aos 03′, em cruzamento da direita de Matheusinho para Rodrigo Muniz cabecear e a bola passar perto da trave direita. O Fla trabalhava melhor a redonda e ocupava com mais frequência o campo de defesa tricolor, que era lento na saída e não conseguia ter a posse para fazer a transição ofensiva. Em muitos momentos, o meio-campo do Flu ficava apenas olhando o adversário trocar passes e buscar os espaços sem dar o bote ou avançar sua marcação. Totalmente passivo.
Para se ter uma ideia, até os 30′, foram cinco arremates do Flamengo na direção do gol e NENHUM do Fluminense. Caio Paulista e Fernando Pacheco, em tese, as válvulas de escape da equipe, não conseguiam render e tinham uma atuação pavorosa. O time errava passes, não conseguia criar e só foi dar seu primeiro chute a gol aos 44′. Se é que podemos chamar o “peteleco” de Yuri da entrada da área, e nas mãos de goleiro, de um chute a gol. Aos 45′, o juiz apitou o fim de um 1º tempo horroroso, em que o Tricolor teve apenas uma finalização, contra OITO de seu adversário.
Para a segunda etapa, Roger Machado promoveu mudanças. Saíram André e Pacheco, entraram Wellington e Gabriel Teixeira. O time teve uma melhora modesta. Ao menos passou a marcar mais a saída de bola do Fla e ter mais a posse, porém, ainda tinha zero criatividade. O adversário seguia sendo mais perigoso e tinha no lado esquerdo do campo uma avenida para trabalhar suas jogadas e chegar com perigo. A disparidade era tão grande, que parecia que era o Fluminense que estava com um time formado apenas por meninos em campo.
Com as entradas de Kayky e John Kennedy, o Tricolor teve um pouco mais de poder ofensivo, mas ainda era pouco. A melhor chance do Flu no jogo saiu aos 31′. Danilo Barcelos cobrou escanteio, Frazan subiu, cabeceou bonito para o chão e o goleiro Gabriel Batista tirou de pontinha de dedo. A bola iria no ângulo. Mas no ângulo também foi o “pombo sem asa” de Igor Julião, que acertou um balaço de fora da área de rara felicidade, aos 38′, para dar a vitória ao Tricolor na estreia do técnico Roger Machado. Na próxima rodada, o Flu enfrenta o Bangu, no Maraca, por mais três pontos.
O Time de Guerreiros entrou em campo com: Marcos Felipe; Igor Julião, Frazan, Matheus Ferraz e Danilo Barcellos; Yuri, André (Wellington 00’/2ºT), Ganso (John Kennedy 26’/2ºT) e Michel Araújo (Daniel Lima 22’/2ºT); Caio Paulista (Kayky 14’/2ºT) e Fernando Pacheco (Gabriel Teixeira 00’/2ºT).