O Campeonato Brasileiro se encerra nesta quinta-feira e o Fluminense ainda terá a chance de terminar a competição no G4, posição que ninguém imaginava que o Tricolor pudesse estar antes do torneio começar. Com 61 pontos, o Time de Guerreiros, porém, perdeu alguns pelo meio do caminho na competição, especialmente contra clubes da parte mais baixa da tabela, que poderiam ter levado o Flu ainda mais longe. Até, quem sabe, ao título brasileiro.
Se levarmos em conta os quatro clubes que ocupam o Z4, o Tricolor desperdiçou 6 pontos dos 24 que disputou. Empatou com Botafogo (1 a 1 no turno), Vasco (1 a 1 no returno) e Coritiba (3 a 3 no returno). Venceu as duas apenas do Goiás (4 a 2 em Goiânia e 3 a 0 no Rio). Nos dois clássicos, o Flu saiu na frente no primeiro tempo, mas cometeu o mesmo erro: recuou no segundo. Acabou levando o empate e desperdiçando pontos importantes.
Já contra o Coxa, as falhas individuais comprometeram. Marcos Felipe, por exemplo, falhou em dois dos três gols do time da casa, que era o pior ataque da competição àquela altura. Se somarmos ainda a derrota para o 14º colocado Sport (1 a 0, em Recife), no primeiro turno, o Tricolor poderia ter hoje 9 pontos a mais. Estaria com 70, na frente do Internacional e a um ponto do líder Flamengo.
Outros tropeços contra equipes do meio de tabela, como os empates com Atlético-GO (13º) e RB Bragantino (11º) em casa, e as derrotas para esses mesmos clubes fora de casa (ambas por 2 a 1), também podem ser lembrados ou colocados na conta. Além dos já mencionados, o Flu também perdeu pontos para Fla (uma derrota), Atlético-MG (dois empates), São Paulo (duas derrotas), Grêmio (duas derrotas), Palmeiras (uma derrota e um empate), Corinthians (uma derrota) e Ceará (um empate).