(Foto: Divulgação Conmebol)

Dos 47 clubes que disputarão a Taça Libertadores de 2021, 38 já são conhecidos. O 38º foi definido nesta segunda-feira por meio de um convite. O Liverpool (URU) aceitou a oferta da Associação Uruguaia de Futebol (AUF) e disputará a Pré-Libertadores, convite esse que foi recusado por outros quatro clubes uruguaios.

Com isso, restam apenas nove vagas para a competição, sendo quatro do Brasil (atualmente, seriam São Paulo, Flu, Grêmio e Corinthians), duas do Chile (atualmente, seriam Unión Española e Palestino) e três do Uruguai (ainda indefinido).

 
 
 

Veja a lista atualizada de classificados para o torneio intercontinental e entenda a situação inusitada dos classificados do Uruguai:

ARGENTINA

Boca Juniors, River Plate, Racing, Argentinos Juniors, Vélez Sarsfield, Defensa y Justicia e San Lorenzo

BOLÍVIA

Always Ready, The Strongest, Bolívar e Royal Pari

BRASIL

Atlético-MG, Flamengo, Internacional e Palmeiras

CHILE

Universidad Católica e Unión La Calera

COLÔMBIA

América de Cali, Santa Fe, Junior Barranquilla e Atlético Nacional

EQUADOR

Barcelona de Guayaquil, LDU, Independiente del Valle e Universidad Católica

PARAGUAI

Cerro Porteño, Olimpia, Libertad e Guaraní

PERU

Sporting Cristal, Universitario, Ayacucho e Universidad César Vallejo

VENEZUELA

Deportivo La Guaira, Deportivo Táchira, Deportivo Lara e Caracas

URUGUAI 

Liverpool

Entenda como está a situação no Uruguai:

No país sul-americano, a federação está ofertando vagas para os clubes participarem da Pré-Libertadores. Isso porque o torneio nacional só terminará em abril, mas os classificados para a fase prévia precisam ser definidos neste momento, já que a Pré começará no fim de fevereiro.

Assim sendo, a federação fez o convite aos clubes perguntando se eles preferem jogar a fase prévia ou aguardar até abril para que possam tentar uma vaga direta na fase de grupos. Os quatro primeiros colocados do campeonato local recusaram: Nacional, Montevideo City Torque, Peñarol e Rentistas.

Com isso, o Liverpool, 5º colocado, acabou aceitando e ficando com a vaga, assumindo o lugar do “Uruguai 4” na fase prévia. Eles enfrentarão a Universidad Católica, do Equador, já no próximo dia 23 de fevereiro. Agora, a Federação Uruguaia fará mais um “processo seletivo” para definir a posição “Uruguai 3”.

Vale destacar que, caso o Liverpool seja eliminado pela Universidad Católica, não poderá entrar na Libertadores de 2021 mesmo que termine na zona de classificação do Campeonato Uruguaio.