Com o título da Libertadores conquistado pelo Palmeiras neste sábado, após a vitória sobre o Santos por 1 a 0, a zona de classificação para a competição continental através do Campeonato Brasileiro se encontra, no momento, como G-8.

Caso Palmeiras e Grêmio, finalistas da Copa do Brasil, se mantenham entre os oito primeiros na tabela, a zona de classificação ficará deste tamanho, independentemente de quem faturar o título da competição mata-mata.

 
 
 

A diferença, no entanto, ficará a cargo do número de vagas pelo Brasileirão que levarão direto à fase de grupos da Libertadores. Poderão ser quatro ou cinco, dependendo do campeão da Copa do Brasil.

O Brasil tem direito a sete vagas para a Libertadores (oito, caso o campeão continental seja do país), cinco delas diretas (quatro pelo Brasileirão e uma pela Copa do Brasil) e duas para a pré-Libertadores. Caso o campeão da Libertadores seja o mesmo da Copa do Brasil, o regulamento determina que a vaga seja transferida para o Brasileirão, que passa a ter cinco vagas diretas e duas para a pré-Libertadores.

Cenário 1 – Palmeiras campeão da Copa do Brasil:

O clube paulista seguirá utilizando a vaga pelo título da Libertadores. Pelo regulamento, o vice-campeão da Copa do Brasil NÃO herdará a vaga, que será transferida para o Brasileirão. Assim, os cinco primeiros colocados do Brasileiro que ainda não tiverem vaga para a Libertadores, se classificarão diretamente para a fase de grupos, e os dois seguintes para a pré-Libertadores.

De acordo com a classificação atual, os classificados seriam:

  1. Inter (Brasileiro – vaga direta)
  2. Flamengo (Brasileiro – vaga direta)
  3. São Paulo (Brasileiro – vaga direta)
  4. Atlético-MG (Brasileiro – vaga direta)
  5. Palmeiras (Libertadores – vaga direta)
  6. Grêmio (Brasileiro – vaga direta)
  7. Fluminense (Brasileiro – vaga pré)
  8. Ceará (Brasileiro – vaga pré)

    Cenário 2 – Grêmio campeão da Copa do Brasil:

Mesmo se terminar entre os primeiros do Brasileirão, o clube gaúcho usará a vaga adquirida pela Copa do Brasil. Assim os quatro primeiros do Brasileirão que ainda não tiverem conquistado a vaga (Palmeiras não contará) se classificarão diretamente para a fase de grupos, e os dois seguintes para a pré-Libertadores.

De acordo com a classificação atual, os classificados seriam:

  1. Inter (Brasileiro – vaga direta)
  2. Flamengo (Brasileiro – vaga direta)
  3. São Paulo (Brasileiro – vaga direta)
  4. Atlético-MG (Brasileiro – vaga direta)
  5. Palmeiras (Libertadores – vaga direta)
  6. Grêmio (Copa do Brasil – vaga direta)
  7. Fluminense (Brasileiro – vaga pré)
  8. Ceará (Brasileiro – vaga pré)

Em resumo: caso a classificação atual do Brasileirão seja mantida até o fim, os 8 classificados para a Libertadores e pré-Libertadores seriam os mesmos em caso de título de Palmeiras ou Grêmio na Copa do Brasil. A diferença, no momento, fica por conta da briga pelas vagas diretas para a competição continental. Em caso de título do Palmeiras, a distância em pontos de Fluminense, Ceará, Corinthians e companhia para a zona de classificação direta para a Libertadores diminuirá, em razão do maior número de vagas diretas via Brasileirão neste cenário.

No caso do Fluminense, por exemplo, a diferença para a zona de classificação direta para a Libertadores cairia de sete pontos em caso de título do Grêmio na Copa do Brasil para dois pontos em caso de título do Palmeiras..