(Foto: Mailson Santana - FFC)

Se o Fluminense decepcionou nas Copas do Brasil e Sul-Americana com eliminações precoces, faz, até o momento, boa campanha no Campeonato Brasileiro. Em quarto lugar, fechou o mês de novembro invicto. Em entrevista ao SporTV, Odair Hellmann atribuiu a fase ao trabalho de longo prazo desenvolvido.

Para o técnico, conhecer bem o grupo e ter a confiança dos jogadores quando precisa fazer mudanças entre uma partida e outra até na formação são diferenciais.

 
 
 

— Muito se discute o trabalho a longo prazo. Isso permite ao profissional e treinador um conhecimento amplo e íntimo de tudo que acontece, dos jogadores, suas características, em jogos diferentes. Esse ano, no início, tivemos dificuldades e oscilações. Na Sul-Americana, não tínhamos alguns jogadores ainda. Estava mais apto a oscilar. A Copa do Brasil tivemos de mudar a equipe numa semana decisiva. Gera oscilação também. As mudanças de acordo com estratégia visando adversário, acontece com conhecimento, convívio. O profissional que te conhece e confia, entende quando você o tira de um jogo, o contexto coletivo, que é o que vai dar o resultado. Esse tempo de trabalho permite ao profissional buscar adaptações para as caminhadas do ano. Só temos uma competição e, então, uma estratégia. Então temos de executá-la da melhor maneira possível – disse.