(Foto: Lucas Merçon - FFC)

A contratação de Danilo Barcelos gerou uma repulsa muito grande dos torcedores do Fluminense nas redes sociais. A baixa performance nos dois últimos clubes que atuou – Botafogo e Vasco -, combinado com o longevo compromisso, até dezembro de 2022, deixou os tricolores furiosos. Mário Bittencourt, presidente do clube, explicou a opção pelo jogador e contou que o técnico Odair Hellmann foi um grande entusiasta da chegada do lateral-esquerdo.

– Os nossos critérios são sempre técnicos em todos os sentidos. Aproveito a sua pergunta, pois jamais deixaremos de trabalhar tecnicamente em razão de politização de certas situações. Já vinhamos buscando um lateral-esquerdo e as opções que buscamos não cabiam no orçamento .Todos os jogadores que tentamos eram muito caros. Não citarei nomes e salários que ganham ou pediram pra nós, mas eram jogadores que custariam o dobro do nosso atacantes. Um clube que tem uma folha de 3 milhões não poode investir esses valores. Foram passadas várias opções e antes de Botafogo x Atlético-MG, o Odair nos trouxe o nome do Danilo, que era interessante e que caberia no nosso tamanho de folha. Nossa folha, sem dúvida, é da segunda página da tabela. Não entramos em contato com o Botafogo antes do jogo, por uma questão de elegância. O Danilo acabou jogando contra o Atlético porque o Victor Luis ficou fora. Vimos Flamengo e Botafogo aqui no CT, quando ele foi titular, e mais uma vez o Odair insistiu em tê-lo aqui. Disse que iria atender, pois teríamos o Egídio, um lateral mais ofensivo, e outro com características mais fortes defensivas. Esperamos passar o jogo com o Flamengo e terça tinha Copa do Brasil. Ele foi como titular, mas como era um pedido do treinador, nosso diretor-executivo ligou para o Paulo Autuori (técnico do Botafogo) da nossa concentração. Ele nos comunicou que o jogador já havia pedido liberação, mas iria para o Cruzeiro. Recebeu uma proposta de lá. O Botafogo se classificou com gol do Danilo e nesse mesmo dia falei com o presidente do Botafogo e com o Montenegro, se me autorizaram a conversar com o jogador. Disseram que poderíamos, que apesar de gostarem do jogador, tinham quatro nomes para a posição. Fomos informados que o representante dele é um advogado de Minas, entraram em contato com ele e disse que tinha uma parceria com o Eduardo Uram no Rio. Entramos em contato com os dois e o Eduardo afirmou que já estava fechado com o Cruzeiro, mas que se a gente quisesse, que tentasse demovê-lo da ideia de ir para o Cruzeiro. O Angioni falou com o atleta, o Odair também – contou Mário.

Sobre o longo contrato, até dezembro de 2022, o presidente do Fluminense deu o seguinte esclarecimento:

– Fizemos uma proposta financeira idêntica a do Cruzeiro, sem tirar nem pôr. O valor de salário era quatro vezes menos do que aqueles jogadores que tentamos antes. Se for pelo mesmo valor e mesmo tempo de contrato o Danilo nos disse que preferiria ir para o Cruzeiro, porque estaria na cidade dele e o pai é cruzeirense. Então, nos disse que se o Fluminense melhorasse a proposta no prazo, e que, por estar na Série A, aceitaria. E demos um prazo maior de contrato, de dois anos e quatro meses. Ele tem 29 anos, dentro do padrão do mercado. Ele veio a custo zero, não gastamos nenhum centavo. Veio só pelo salário como tantos outros. Tomara que dê certo e que podemos comemorar muitos gols e jogadas dele. Espero que nessa a gente tenha acertado.