Vice-artilheiro do Fluminense no ano com nove gols, Evanilson, suspenso com três cartões amarelos, não enfrentará o São Paulo, domingo, no Morumbi. Uma simples troca por Fred, no entanto, não é a única das alternativas para o técnico Odair Hellmann. Pelo menos é o que indica avaliação do portal GE.
O site avaliou as possíveis formações para a equipe tricolor sem o seu centroavante titular. Confira os cenários:
Marcos Paulo por dentro
Se Odair quiser mexer o mínimo possível no time, a escolha mais natural seria Marcos Paulo como substituto de Evanilson. O jovem sempre jogou como centroavante na base e também atua por dentro pela seleção sub-19 de Portugal. Mesmo não vivendo boa fase, o atacante é uma das grandes joias recentes de Xerém e atuou assim na vitória sobre o Athletico-PR na Arena da Baixada.
Centralizando Marcos Paulo, o treinador poderia manter as outras peças do setor e apenas escolher alguém para atacar (e recompor) pela esquerda. Lado onde podem jogar Wellington Silva, que volta de suspensão, ou o peruano Pacheco, que teve um início promissor antes da pandemia e espera mais oportunidades para tentar mostrar serviço.
Fred + pontas velocistas
Outra opção seria Fred. O camisa 9 e ídolo do clube ainda não se firmou desde seu retorno às Laranjeiras e sofreu com problemas físicos em seu reinício: dores no pé, cirurgia no olho e uma lesão na coxa atrapalharam sua sequência. Vem entrando durante os jogos para readquirir ritmo e, no último sábado, desencantou ao marcar um golaço na vitória sobre o Vasco, mostrando que pode ser útil.
Caso a escolha seja por Fred, o ideal seria uma mudança de peças para melhor explorar as qualidades do camisa 9, que é um finalizador e precisa de jogadas de linha de fundo. Neste cenário, usar pontas velozes, como Wellington Silva, Luiz Henrique ou Pacheco, encaixa melhor na teoria. Até porque ele sozinho não tem o vigor físico de Evanilson para pressionar a saída de bola adversária.
Dupla com Fred e…?
Uma alternativa menos provável, pelo que já demonstrou Odair e suas ideias de jogo no Fluminense, é mudar o esquema para jogar com uma dupla de ataque, que poderia ser Fred e Marcos Paulo ou Fred e Wellington Silva, por exemplo. O camisa 9 sabe bem fazer o pivô e é inteligente, se ele tiver um companheiro mais próximo dele para buscar tabelas pode funcionar.
Neste cenário, ainda seria teoricamente mais fácil de encaixar Nenê no time junto com Fred, uma vez que o meio de campo estaria mais povoado. O meia, nesse caso, atuaria mais recuado do que vem jogando, com a responsabilidade de municiar os dois atacantes. Desta forma, não precisaria sacrificar o artilheiro do time e do Brasil em 2020 com 15 gols.
Portal avalia possíveis formações do Flu sem Evanilson
Centroavante titular está suspenso e não enfrenta o São Paulo