Por suspeita de coronavírus, Odair Hellmann foi impedido de entrar no Maracanã para comandar o Fluminense na partida de domingo, contra o Internacional. O Tricolor venceu por 2 a 1, de virada, com o auxiliar Maurício Dulac à beira do gramado. O site “GE” explicou, em forma de linha do tempo, a sequência que causou a barração do treinador no estádio. Confira:
Domingo, 09/08 – Após a partida contra o Grêmio, pela 1ª rodada do Brasileirão, a delegação do Fluminense realiza testes para Covid-19 conduzidos pela CBF, através do convênio com o Hospital Albert Einstein. Os exames, sorológicos e de PCR, foram realizados nesta data ainda no Rio Grande do Sul em razão do protocolo da federação, que determina a realização de testes com 72h de antecedência para haver tempo hábil para a entrega dos resultados. O jogo seguinte do Fluminense era três dias depois, 12/08, contra o Palmeiras.
Segunda-feira, 10/08 – A delegação do Fluminense retorna ao Rio de Janeiro. Neste mesmo dia, em razão da confusão que acabou com o cancelamento do jogo entre Goiás e São Paulo, a CBF divulga alterações no protocolo, permitindo que os clubes realizem seus próprios exames, em medida válida para as partidas a serem realizadas a partir do dia 14/08, ou seja, a partir da 3ª rodada.
Terça-feira, 11/08 – Ainda sem o resultado positivo do teste do dia 09/08, Odair Hellmann comanda treino normalmente no CT do Fluminense.
Quarta-feira, 12/08 – Fluminense enfrenta o Palmeiras, no Maracanã, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro. Sem ter conhecimento de resultado positivo do teste de 09/08, Odair Hellmann comanda o time normalmente na beira do campo. Segundo fontes ligadas ao clube, o resultado negativo do teste sorológico já havia saído, por isso o treinador não estaria impossibilitado de participar da partida.
Quinta-feira, 13/08 – De acordo com o informado pela CBF neste domingo, o resultado positivo para o técnico Odair Hellamnn, do teste realizado no dia 09/08 pelo Hospital Albert Einstein, foi disponibilizado às 11h32 no sistema de divulgação de resultados oficial do hospital, do qual o Fluminense possui acesso. O treinador realizou dois testes na ocasião, um sorológico e outro PCR. O primeiro havia tido resultado negativo, enquanto o PCR é que deu positivo para Covid-19. O Fluminense, no entanto, não teria tomado conhecimento do resultado positivo deste teste PCR.
Ainda na quinta-feira, 13/08 – Com base no protocolo atualizado da CBF, o Fluminense realiza uma bateria de testes na delegação visando o jogo de domingo, contra o Inter, no Maracanã. O novo teste de Odair dá negativo para coronavírus.
Sexta-feira, 14/08 – Com o resultado negativo do teste realizado no dia 13/08, Odair Hellmann comanda normalmente treinos no CT do Fluminense.
Sábado, 15/08 – Odair Hellmann comanda mais um treino no CT do Fluminense.
Manhã de domingo, 16/08 – No hotel onde se concentra a delegação do Fluminense, Odair é informado, por volta da hora do almoço, de que não poderia comandar o time em razão do resultado positivo do teste do dia 09/08. O clube argumenta com a CBF de que o teste do dia 13/08, cujo resultado foi negativo, serviria como “contraprova”, já que houve resultados divergentes nos testes do dia 09/08.
Tarde de domingo, 16/08 – Ainda com esperança de comandar o time na beira do campo, Odair Hellmann se dirige ao Maracanã. Porém, em vez de ir no ônibus da delegação, como de costume, o treinador chega ao estádio em um carro particular, acompanhado do diretor de futebol Paulo Angioni, por volta das 16h30. Lá, recebe a confirmação de que não poderia dirigir o time e precisar deixar o estádio.
Noite de domingo, 16/08 – O auxiliar técnico Maurício Dulac comanda o time do Fluminense na vitória por 2 a 1 sobre o Internacional. Segundo o clube, Odair já poderá reassumir o time no jogo de quarta-feira, 19/08, contra o Bragantino, por ter cumprido o prazo de dez dias estipulado pela CBF.
Veja as notas oficiais de Fluminense e CBF sobre o ocorrido:
FLU
“O técnico Odair Hellmann foi afastado do jogo de hoje, contra o Internacional, por suspeita de Covid-19. O treinador foi submetido a três testes, nos dias 06, 09 e 13/08. No dia 09/08, após o jogo contra o Grêmio, Odair fez tanto o teste sorológico, quanto o PCR, para atuar contra o Palmeiras no dia 12/08. O primeiro deu negativo e o segundo deu reagente, com resultado sendo de conhecimento da CBF no dia seguinte. Neste mesmo dia 13/08, o Fluminense passou a ser responsável pelos testes para o credenciamento dos profissionais para a partida contra o Internacional. Hellmann novamente testou negativo. O Fluminense tomou conhecimento desta decisão ainda neste domingo. Considerando os dez dias de isolamento protocolares, Odair já retorna contra o Bragantino na próxima quarta-feira”.
CBF
“A CBF esclarece que, diferentemente do noticiado, o teste positivo para o Covid-19 do técnico Odair Hellmann, realizado pelo Hospital Albert Einstein, foi disponibilizado ao Fluminense no dia 13 de agosto, às 11h32, no sistema de divulgação de resultados oficial do hospital”
Site explica sequência de fatos que causaram barração de Odair em jogo
Técnico foi impedido de comandar o Fluminense à beira do campo contra o Palmeiras por suspeita de coronavírus