Caso não haja novas paralisações em função da pandemia do coronavírus, a temporada de 2020 no futebol brasileiro será finalizada somente em fevereiro de 2021. A mudança pode gerar uma série de ajustes nas datas dos Estaduais a partir do próximo ano, algo que a CBF já planeja há algum tempo, mesmo antes da COVID-19, por conta da Copa do Mundo de 2022, que será disputada no Oriente Médio.
Isso porque, no ano do Mundial, a CBF terá que terminar a temporada no início de novembro, já que a Fifa determinou a data de 14 de novembro como limite para os jogadores se apresentarem as suas seleções. A Copa do Mundo do Catar será disputada entre 21 de novembro e 18 de dezembro de 2022. Dessa forma, a ideia da entidade é que os Estaduais sejam mais enxutos.
Como Brasileirão de 2020 só deve terminar no começo de 2021, e levando em conta que os atletas dos principais times do Brasil, provavelmente, terão férias até meados de março, algumas soluções podem ser feitas por parte da CBF, como:
– Começar os Estaduais na semana seguinte ao Brasileiro, com os times que estavam na Série A usando atleta de equipes de base;
– Iniciar os Estaduais ainda em janeiro, intercalando com datas livres do Brasileiro; aqui provavelmente os principais times também usariam a garotada, já que dificilmente topariam cansar suas estrelas na reta final da Série A;
– Deixar os Estaduais bem reduzidos, de meados de março ao começo de maio, com os times principais em campo
Pandemia e Copa de 2022 devem provocar redução nas datas de Estaduais
CBF já planeja mudanças no calendário a partir da próxima temporada