A reunião “surpresa” da Ferj com os clubes do Rio de Janeiro, exceto Fluminense e Botafogo, na tarde deste último sábado, deixou o Tricolor irritado. Sem ter sido convidado, o clube soube pela imprensa do encontro e estuda medidas para se defender quanto ao que está por vir. Na próxima segunda-feira, às 17h, está marcada uma nova reunião do Conselho arbitral para definir a data do retorno do Carioca.
Há uma grande possibilidade de que os clubes cariocas aprovem a retomada da competição no próximo fim de semana, com jogo já no dia 19 de junho. Sendo assim, o Fluminense, caso não entre em campo, pode ser declarado derrotado por W.O. Isso porque, além do fato de não ter voltado aos treinos presenciais, sequer realizou os testes em seu elenco para identificar se há infectados, o que acontecerá na próxima terça-feira. Como os exames levam uma semana para ficarem prontos, isso impossibilitaria o Tricolor de atuar, já que os testes são obrigatórios.
Flu e Bota também correm risco de terem suas atitudes consideradas abandono do torneio, o que pode acarretar em punições severas de acordo com o regulamento: “A associação que pelo descumprimento do disposto no caput, desistir ou abandonar o campeonato estadual da categoria de profissionais será penaizada com multa e rebaixamento para a categoria, divisão ou série imediatamente inferior, no ano seguinte, em se tratando das Séries A e B, ou ficará impedida de participar no ano seguinte, em se tratando de associações da Série C”.
Confira a pauta do arbitral da próxima segunda-feira:
- Atestado de saúde da delegação dos clubes (passaporte) estabelecido no protocolo Jogo Seguro (fase 2): modelo, conteúdo e responsabilidade.
- Torneio Extra (§ 2º do art. 50 do REC).
- Substituições.
- Quantidade de atletas não profissionais.
- Inscrição e Registro (art. 21 e 36 do REC).
- Inscrição e Registro de atletas por associação diferente da que tenha jogado no mesmo campeonato.
- Assuntos pertinentes à conclusão do grupo Z.
- Outros assuntos pertinentes às partidas complementares do Campeonato Carioca passíveis de discussão por decisão preliminar favorável da maioria.