O Fluminense realizou, em parceria com o projeto “Craque do Amanhã”, nesta quinta-feira (28/05), a distribuição de quentinhas, uniformes do Tricolor e frascos de álcool em gel para moradores de rua, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio. No total, foram entregues 200 embalagens de refeição – oferecidas pelo Restaurante 7 Grill Delivery (Niterói) -, várias camisas e meiões.

O Vice-Presidência de Ações Sociais e Governamentais, Edmundo Coelho, comentou sobre a ação.

 
 
 

– visamos levar dignidade aos invisíveis da sociedade, histórias humanas muito emocionantes de pessoas que hoje moram nas ruas, a sorte de toda e qualquer intempérie. Doamos as quentinhas em parceira ao projeto craques do amanhã. E levamos peças de uniformes antigos do Fluminense, como camisas e meiões que, certamente, trarão conforto nessa época de frio que estamos passando e no inverno que se aproxima. Além do álcool em gel como forma de prevenção a Covid-19. Muito tocante a alegria de todos esses seres humanos ao receberem esse alento – disse.

Executado desde maio de 2012, o projeto Craque do Amanhã possui duas unidades em São Gonçalo, município da Região Metropolitana do Rio, e tem entre os padrinhos o craque Tricolor Paulo Henrique Ganso. Baseado em um programa esportivo que articula futebol e práticas psicossociais para gerar um ambiente favorável ao desenvolvimento integral (físico, psicológico, educacional e social), beneficia jovens em situação de vulnerabilidade social, com idade entre 08 e 17 anos, de ambos os sexos, preferencialmente matriculados na rede pública de ensino.

Os jovens possuem acesso às atividades de capacitação na modalidade esportiva de futebol, usado como um meio educacional, buscando a integração social, o desenvolvimento pessoal e a construção de valores. Promove, ainda, a socialização, o cumprimento de regras, a disciplina, o trabalho em equipe, a liderança, o respeito, a persistência, a solidariedade e a cooperação.

A capacitação esportiva proporciona situações que motivam os alunos a aprender com os erros e a conquistar os objetivos traçados. As famílias também são acompanhadas por uma equipe psicossocial, que faz o acompanhamento do desenvolvimento destes jovens e seus responsáveis, totalizando 2.000 pessoas beneficiadas mensalmente