Na súmula, Ailton é autor do gol do título carioca do Fluminense

Autor da jogada (e também do gol na súmula) do gol de barriga de Renato Gaúcho, que deu ao Fluminense o título carioca em 1995, Ailton recorda ter previsto como o Tricolor poderia chegar à vitória que parecia improvávei diante do Flamengo na decisão. O ex-volante havia comentado com o lateral-direito que teria de partir para cima pelo lado.

– O gol surgiu de uma forma que eu já tinha falado com o Ronald. Eu disse para ele que só tinha um jeito de vencermos o jogo. Eu iria ficar aberto na direita e quando ele pegasse na bola tocaria em mim. Eu saí driblando e quando vi que era o Charles na minha frente, eu iria chutar, mas ele me fechou, cortei para um lado e para o outro e finalizei, ela resvala no Renato e sai o gol, o gol do título – explica Aílton.

 
 
 

Na ocasião do título carioca do Fluminense em 1995, o Flamengo jogava pelo empate na última rodada do octogonal final e o Tricolor abriu 2 a 0 ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, o Fla chegou à igualdade e o Tricolor teve dois jogadores expulsos (Sorlei e Lira) e o rival, um (Marquinhos). Aos 42 minutos saiu a jogada do gol. Posteriormente, mais um atleta tricolor levaria o vermelho (Lima).