(Foto: Wallace Teixeira - Photocamera)

O jornal O Globo/Extra elegeu os 30 maiores ídolos do Fluminense. Atrás de Castilho e Fred, Assis ficou em terceiro. O ex-jogador, infelizmente, não está mais entre nós, mas tal reconhecimento emocionou seus familiares.

— Uma felicidade muito grande. É muito bom saber da importância da história dele no clube para o torcedor tricolor, ainda mais sendo o Fluminense nosso time do coração — contam os familiares de Assis, Anne, Veridiana e Gustavo Stella.

 
 
 

Ex-meia, Assis é até hoje lembrado no clube como um dos grandes jogadores da história. Para sua família, formada por torcedores do Fluminense, o sentimento de satisfação é enorme.

— [Para nós, foi o] título do gol aos 45, do Carioca de 1983. Todas as vezes em que ele retornou ao Fluminense, sempre foram momentos muito importantes, como ele sempre enfatizou. O Fluminense era seu time do coração, onde se identificava muito com o clube e com a torcida. Quando retornou pela última vez como embaixador no Fluminense sua saúde estava fragilizada, e isso foi muito significativo para ele sentir-se importante e reconhecido — completaram os familiares.

Assis defendeu o Fluminense de 1983 até 1987. Fez 180 jogos e 57 gols. Foi campeão brasileiro em 1984 e tricampeão carioca em 1983-84-85.