Diante do cenário de incerteza sobre quando as competições poderão recomeçar por conta da pandemia do novo coronavírus, muitas hipóteses começam a ser levantadas. Durante live no canal da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), Rubens Lopes foi questionado até se existia a possibilidade do Campeonato Carioca antecipar a final com um Fla-Flu. O presidente da entidade rechaçou tal hipótese, assim como o fato da realização dos jogos restantes não acontecer.
— Se você perguntar isso àqueles que têm chances de serem finalistas, talvez eles não gostem dessa sugestão ou possibilidade (de promover um Fla-Flu pelo título). Se você pergunta aos dois clubes (Flamengo e Fluminense), não te digo que sim, mas é até surreal. Foi muito debatido isso, não tem virada de mesa, não tem jeitinho para que todo mundo ache… “Melhor colocar A e B na final”, “melhor desconsiderar”, “decreta esse campeão”, “esse não cai”… Todo mundo tem hipóteses diversas para motivos especiais, motivos próprios. Os clubes, para acabar com essa história toda, resolveram que vamos até o final da forma que foi planejado inicialmente – garantiu.
O Flamengo, campeão da Taça Guanabara, já tem vaga garantida na decisão do Estadual. O Fluminense lidera a competição na classificação geral e, se o rival repetir a conquista na Taça Rio, será o outro finalista. Caso outra equipe conquiste o segundo turno, ela que irá para a finalíssima.