“O Fluminense somos todos nós”. A frase, já utilizada em diversos momentos da história do clube, descreve bem uma campanha de associação que viralizou durante a quarentena. A partir da ideia de vídeos de maquiagens que viraram febre ao redor do mundo – mostrando o antes e depois de pessoas maquiadas em suas residências -, um grupo de tricolores resolveu adaptar o mote. Dando origem a uma peça audiovisual simples, com pouco mais de dois minutos, os resultados chamaram a atenção, inclusive, de pessoas ligadas ao marketing tricolor.
Confira o vídeo no Twitter:
O NETFLU apurou que alguns profissionais do clube já estudam a possibilidade de utilizar o próprio vídeo ou fazer algo inspirado na ideia das torcedoras. A consultora óptica, Karol Naphtali, 26 anos, idealizadora do projeto, que já conta com mais de 40 mil visualizações em 24 horas, deu detalhes de como tudo surgiu.
– A ideia de fazer um challenge (desafio) diferente foi minha. Eu postei no Twitter para quem tivesse interesse em participar me chamasse. Daí, algumas meninas me procuraram e criei um um grupo no Whatsapp. Todas contribuíram um pouquinho. Inicialmente, falei que achava legal não ser algo apenas com make, e aí começaram as ideias: uma deu a ideia do sócio, a outra das frases, outra de não repetir camisa, outra a música (Seleção do Fluzão, de Walber Oliveira). Nós fomos juntando as ideias e o fim foi um resultado maravilhoso! – explicou.
Cada menina envolvida teve de mandar dois vídeos para o e-mail de Allana Costa, responsável pela edição do trabalho. Em dois dias tudo foi definido, posto no papel, editado e finalizado. Ao todo, 15 jovens integraram a iniciativa: Karol Naphtali, Tainá Uchôa, Allana Costa, Karol Ladeira, Bruna Coppola, Nathália Marinho, Amanda Neves, Bianca Mota, Rachael Machado, Ana Beatriz dos Santos, Yandra Guimarães, Liandra Karen Arruda, Mariana Cid, Helena Caminiti e Júlia Magalhães.
O engajamento de várias partes do Brasil de maneira tão rápida surpreendeu a todos. A campanha, que foi aberta para quem quisesse participar, também tinha como meta destacar a importância feminina no futebol.
– Vimos challenges de clubes unidos mostrando a força da mulher na arquibancada, vimos challenge de maquiagens, mas a gente queria algo que pudesse vir agregar ao Fluminense. Queríamos mesmo causar um impacto positivo, para mostrar o valor da mulher na arquibancada, mostrar o valor do torcedor e a importância de ser sócio, mas a gente não esperava que seria tão rápido assim! São quase 40 mil visualizações em menos de 24h – comemorou Karol.
É importante destacar que a pandemia de coronavírus ligou o sinal de alerta no futebol brasileiro, assim como no Fluminense. Temendo perder ainda mais renda, o clube diminuiu o valor do plano de sócios durante o isolamento social e vem buscando alternativas para amenizar os transtornos devido ao surto da COVID-19. O perfil oficial do Tricolor também retuitou o vídeo feito pelas meninas.
Veja o vídeo no Instagram: