Como medida para que seus atletas, que estão em casa, se mantenham saudáveis e ativos durante o período de paralisação por conta da pandemia do coronavírus, o Fluminense formulou algumas instruções vindas de seus especialistas do futebol profissional do clube, como exercícios que podem ser feitos em casa, orientações nutricionais para massa corporal e aumento da imunidade e recomendações para evitar o contágio.
– Em função desse problema, estamos encaminhando treinamentos para serem realizados em casa que visam uma manutenção da forma física e desportiva pra que não tenhamos déficit do condicionamento adquirido. Procuramos montar exercícios que podem ser feitos nessas condições. As dúvidas podem ser sanadas com facilidade através da tecnologia atual. É uma atitude muito importante, já que não temos ainda nenhuma previsão conclusiva de retorno – disse o preparador físico Marcos Seixas.
Em relação à alimentação dos atletas, a nutricionista Renata Faro também comentou sobre a preocupação com a saúde dos atletas, dando instruções como intervalo das refeições, prioridade de alimentos com teor reduzido de gordura e açúcares e com bons valores nutricionais.
– Temos duas maiores preocupações nutricionais. Uma com os valores da composição corporal dos atletas e outra com bom funcionamento do sistema imunológico dos atletas. Então, nada melhor do que informar que tipos de alimentos são benéficos e quais não são. Além de tempo de intervalo entre refeições bom como fontes de vitaminas essenciais – explicou a nutricionista Renata Faro.
O Departamento Médico, por sua vez, já havia instruído tanto os jogadores quanto os funcionários sobre os cuidados necessários para evitar o contágio, com as determinações básicas do cotidiano.
– Explicamos os comportamentos básicos de se evitar a propagação de um vírus, além de reforçar a ideia de ficar em casa. As mesmas orientações de manter as mãos higienizadas, lavando com água e sabão ou utilizar álcool gel 70%; evitar aglomerações como festas, praias, reuniões, aeroportos, shoppings, supermercados, restaurantes e visitas a familiares. Só sair de casa se houver extrema necessidade; e evitar compartilhamento de objetos de uso pessoal. Caso algum atleta ou funcionário apresente sintomas como febre, tosse, dor de cabeça e falta de ar, esses deverão informar ao Departamento Médico do Clube imediatamente – alertou o Dr Douglas Santos.