Joia das divisões de base do Fluminense e já com algumas atuações de destaque entre os profissionais, Miguel entrou na mira de grandes clubes ingleses, segundo noticia o Diário As, da Espanha. De acordo com o veículo, Arsenal e Tottenham já mandaram representantes para ver o meia de 16 anos atuar ao vivo e até para conhecê-lo com sua família em casa.
Ainda de acordo com o As, a estratégia do Real Madrid na América do Sul fez com que grandes da Europa adotassem a mesma política de vir atrás dos melhores jogadores de cada geração. Foi assim que os espanhóis levaram Vinicius Júnior, do Flamengo, como o melhor da geração de 2000, Rodrygo, do Santos, da de 2001, e Reinier, também do Fla, da de 2002. Miguel, do Fluminense, pode ser esse nome em relação à de 2003.
Juni Calafat, olheiro e scout do Real Madrid, responsável por muitas dessas movimentações, deve conhecê-lo em breve também.
Em junho de 2019, Miguel assinou seu primeiro contrato profissional com o Fluminense válido por três anos. A multa rescisória é de 35 milhões de euros (cerca de R$ 176,3 milhões). O Tricolor tem 90% de seus direitos econômicos.