A Copa Sul-Americana mal começou e já acabou para o Fluminense. Num jogo de baixíssimo nível técnico, o Tricolor empatou em 0 a 0 com o fraco Unión La Calera, nesta terça, no Nicolás Chahuán Nazar, e está fora da competição em sua primeira fase. O time das Laranjeiras foi eliminado pelo critério do gol fora por conta do empate de 1 a 1 no Maracanã.
Mesmo fora de casa, o Fluminense era quem ficava mais com a posse de bola desde os minutos iniciais da partida. O time rodava, rodava, rodava e finalizava pouco. Durante toda a primeira etapa, foram só dois chutes. Um de Gilberto, por cima, e outro de Nenê, na mão do goleiro Arias.
Os laterais tricolores até tentavam participar da partida. Nenê, na articulação, encontrou mais dificuldade no campo de grama sintética, assim como os atacantes. Caio Paulista e Marcos Paulo, abertos pelos lados, até ensaiaram, em determinado momento, inversões de posições.
Por sua vez, o adversário não se refutou em ir para o duelo com o regulamento debaixo do braço. Mandante na partida, o time comandado por Juan Pablo Vojvoda entrou com três zagueiros e mal atacou em todo o primeiro tempo. De qualquer maneira, era o Tricolor quem precisava encontrar o caminho do barbante…
Veio a etapa final e o panorama se modificou muito pouco. Ao ver a inércia de seu time, Odair resolveu mexer, mas foi pouco ousado. Lançou Ganso no lugar de Marcos Paulo e Michel Araujo no de Caio Paulista. Diante de um adversário que não queria muito atacar e com a necessidade de fazer ao menos um gol, o técnico demorou demais com uma dupla de volantes em campo. Só aos 30 resolveu mandar Matheus Alessandro no lugar do amarelado Henrique.
Os chilenos estavam mais preocupados em catimbar o jogo e o fraco árbitro paraguaio Jose Mendez permitia.
Nos minutos finais, mais na base do desespero, o Fluminense se lançou ao ataque de qualquer maneira em busca do gol que valeria a classificação. Porém, a ineficácia de todo o jogo se manteve e o alto preço a se pagar até pela falta do senso de urgência no decorrer da partida chegou. Uma vexatória eliminação na primeira fase da Sul-Americana diante de um time que é para lá de limitado.
O Fluminense jogou com: Muriel, Gilberto, Luccas Claro, Digão e Egídio; Yuri, Henrique (Matheus Alessandro, 30 do 2ºT) e Nenê; Caio Paulista (Michel Araujo, 24 do 2ºT), Marcos Paulo (Ganso, 13 do 2ºT) e Evanilson.