As torcidas do Fluminense no Nordeste se uniram e emitiram uma nota de repúdio por conta do adiamento do jogo entre Moto Club-MA e Fluminense, pela Copa do Brasil. A partida seria disputada nesta última quarta-feira, dia 12 de fevereiro, mas passou para o dia 26 de fevereiro, por conta de conflitos de datas, segundo o CBF.

Na nota, eles criticam a postura da entidade e falam dos prejuízos a quem havia se programado para estar na partida, comprando passagens e fazendo reservas em hotéis. Confira, na íntegra:

 
 
 

NOTA DE REPÚDIO DAS TORCIDAS DO NORDESTE

Não poderia ser pior para a nossa torcida, o adiamento da partida entre Moto Clube e Fluminense, pela 1ª fase da Copa do Brasil 2020. O jogo que seria realizado no próximo dia 12 de fevereiro, às 21h30, em São Luís, agora foi remarcado para o dia 26 de fevereiro, em plena quarta-feira de cinzas, período onde muitos viajam para o carnaval em outras cidades, o que irá tornar o jogo bastante esvaziado quanto ao comparecimento das torcidas.

O mais grave de tudo isso foi que a CBF alterou a data de vários jogos da Copa do Brasil, com a justificativa de que, em caso de Fla x Flu na semifinal da Taça Guanabara, este jogo precisaria ser disputado na quarta-feira dia 12, para que não coincidisse com a data da partida pela Supercopa, entre Flamengo e Athletico-PR.

Essa mudança inesperada e arbitrária trouxeram muitos prejuízos às torcidas do Nordeste, parte dos torcedores, que já haviam comprado ingressos, passagens aéreas ou reservado hotel, acabaram desistindo e tiveram muitos prejuízos com esses cancelamentos.

A FluPiauí, Guerreiros Tricolores-PI e Flupará, foram as torcidas mais prejudicadas, seus integrantes compraram passagens aéreas sem a possibilidade de mudança de data ou ressarcimento de valores, lamentável. No ano passado, as mudanças nas datas dos jogos do Fluminense contra o River-PI e CSA-AL, já havia trazido muitos prejuízos aos torcedores no Nordeste.

Tudo isso é bastante desanimador, somos torcedores apaixonados e trabalhamos muito em prol do Fluminense, não medimos esforços para reunir, estruturar e organizar a nossa torcida no Nordeste. Necessitamos planejar antecipadamente as viagens para a participação nos jogos e eventos em prol do clube, e essa participação é fundamental tanto para o clube quanto para a torcida.

O Fluminense é um clube gigante, com torcida espalhadas pelo mundo todo. É preciso que se olhe com mais carinho para as torcidas de fora do Rio. Existe um mercado pouco explorado na região Nordeste. É preciso estreitar as parcerias com essas agremiações e apoiar os projetos que unifiquem e renovem a torcida e, principalmente, buscar a defesa dos direitos de seus torcedores.

Em um momento em que o clube passa por uma reestruturação técnica e financeira e, não tem disputado títulos importantes, as ações e eventos organizados pelos torcedores do Nordeste, motivam, agregam e alicerçam a confiança dos mais novos, possibilitando o aumento da torcida e evitando a perda de torcedores para os nossos rivais.

A partir dessas decisões impostas pela CBF, constatamos a desorganização e a falta de respeito com os clubes envolvidos e seus torcedores, e, infelizmente, o Fluminense tem aceitado passivamente essas imposições, o que vem trazendo enorme prejuízo para os nossos torcedores e sócios-torcedores que contribuem com o clube e não tem oportunidade de vê-lo jogar de perto. O maior patrimônio de um clube é a sua torcida!

Em razão do acima exposto, RATIFICAMOS a presente NOTA DE REPUDIO, com o apoio das torcidas do Nordeste.

Encontro de Guerreiros – São Luís – MA

Ilha Flu – MA
Maraflu – MA
Império Tricolor – MA
Guerreiros Tricolores – PI
Flu Piauí – PI
Bravo52 – PI
Flu Ceará – CE
Flu Natal – RN
Flu Mossoró – RN
Flu Caicó – RN
Fluaju – SE
Axé Flu – BA
Flu Palmeira – AL
Flu Maceió – AL
Bravo 52 – PB