(Foto: Lucas Merçon - FFC)

Pelos cânticos de “Time de Assassinos” de parte da torcida no Fla-Flu da última quarta-feira, o Fluminense foi denunciado pela procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD). A ofensa, que faz alusão ao incêndio no Ninho do Urubu, “desrespeita frontalmente as vítimas, seus parentes e o clube adversário, o que agrava a infração”, segundo a denúncia.

O Flu foi enquadrado no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que diz: “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência)”.

 
 
 

Ainda pelo código, “caso a infração prevista neste artigo seja praticada simultaneamente por considerável número de pessoas vinculadas a uma mesma entidade de prática desportiva, esta também será punida com a perda do número de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida”

Os gritos não foram bem aceitos pela cúpula de futebol rubro-negra. O Flu, por sua vez, emitiu uma nota de repúdio, o que acalmou os ânimos na Gávea. Por conta da parceria pelo Maracanã, a relação entre os dois clubes nos bastidores é cordial.