O site SportLight, do jornalista Lúcio de Castro, ex-ESPN Brasil e TV Globo, fez denúncias quanto à atuação do proprietário do Azeite Royal, patrocinador do Fluminense, dos outros três grandes clubes do futebol carioca e do Atlético-MG. Segundo a reportagem, Eduardo Vinicius Giraldes Silva tem uma ficha criminal vasta: Falsificação de documentos, furto qualificado, furto mediante fraude e associação criminosa.

Além disso, teve uma evolução patrimonial atípica, apontada em processo na justiça, depois de denúncia do Ministério Público Federal (MPF) por lavagem de dinheiro e sonegação.

 
 
 

A reportagem expõe ainda que o proprietário do Azeite Royal foi integrante de uma quadrilha e organização criminosa que atuou na década passada em clonagem de cartão de crédito. Toda essa movimentação foi descoberta através da “Operação Nômade II”, que durou de 2009 até 2014 com apreensões.

De acordo com a denúncia do MPF, Eduardo Giraldes era peça chave em quadrilha que atuou na falsificação e utilização de cartões de crédito clonados e realização de compras fraudulentas, chegando a ter prisão decretada em 2014. Condenado, aguarda em liberdade o trânsito em julgado.

Além do alto padrão de vida incompatível com a declaração de renda, a peça da justiça revela ainda a compra de bens, sempre na zona oeste, como apartamento no Recreio dos Bandeirantes e mansão em Vargem Grande. E uma preocupação permanente em segurança, andando sempre com escolta particular.

E aponta o ano de 2011, antes da entrada no negócio do azeite, como um ano de súbito aumento de circulação de dinheiro nas contas do réu, chegando a acumular R$ 3,5 milhões no período sem o que justificasse e evolução patrimonial de 373% em apenas um ano.

A reportagem do site diz ter tentado ouvir Eduardo Giraldes através da assessoria de imprensa do Azeite Royal, que ficou de enviar respostas para as questões enviadas mas depois não voltou a responder, apesar das inúmeras tentativas.

Além de estampar as camisas de Botafogo, Flamengo, Fluminense, Vasco e Atlético-MG, o Azeite Royal tem sua marca exposta na fachada do Maracanã, túneis e bancos de reservas e também patrocina atletas de MMA.