À procura de reforços, o Fluminense ainda não anunciou oficialmente nenhuma contratação para a temporada 2020. Pensando em ajudar os clubes brasileiros, o site Uol Esportes fez uma lista de jogadores brasileiros que estão em mercados “alternativos” do futebol mundial e podem voltar ao Brasil em 2020. Há dois ex-tricolores entre os selecionados. Confira:
Rafael Carioca (volante) – Tigres (MEX)
Revelado pelo Grêmio e com passagens por Vasco e Atlético-MG, o volante está atualmente no Tigres, do México. Ele tem contrato até o fim de junho e não tem previsão para renovação. O meio-campista pode voltar ao Brasil no segundo semestre de 2020. Não há propostas de clubes brasileiros neste momento, mas ele não descarta um retorno ao país natal.
Carlos Eduardo (meia) – Al Hilal (KSA)
Aos 30 anos, meio-campista é desconhecido no Brasil. Revelado pelo Desportivo Brasil e com passagem pelo Fluminense, o jogador ganhou notoriedade no país durante o Mundial de Clubes. Ele defendeu o Al Hilal diante do Flamengo na semifinal do torneio internacional.
Petros (volante) – Al Nassr (KSA)
Meio-campista de 30 anos ganhou notoriedade no Brasil ao jogar pelo Corinthians, entre 2014 e 2015. Ele foi vendido para o Bétis e retornou ao São Paulo. Hoje, ele defende o Al Nassr, da Arábia Saudita, e não tem futuro definido.
Cicinho (lateral-direito) – Ludogorets (BUL)
Cicinho ganhou visibilidade no Brasil ao defender a Ponte Preta, entre 2012 e 2013. Na sequência, se transferiu para o Santos. No clube, fez sucesso e foi vendido ao Ludogorets, da Bulgária, por 900 mil euros. O lateral direito se destaca no time búlgaro e não descarta uma volta ao Brasil no decorrer da temporada.
Bruno Uvini (zagueiro) – Al Wakrah (QAT)
Bruno Uvini apareceu para o futebol no início da década, defendendo as cores do São Paulo e também a seleção sub-20, sendo campeão mundial. Na sequência, foi vendido ao Napoli. Passou por Siena, Santos e Twente. Em 2019, passou a defender o Al Wakrah, do Qatar. No país, pouco atuou – foram 12 jogos. O zagueiro pode deixar o clube em breve.
Mariano (lateral-direito) – Galatasaray (TUR)
Comprado por 4,5 milhões de euros em 2017, Mariano pode deixar o time turco na atual temporada. O lateral direito tem vínculo até 30 de junho e a renovação é uma incógnita. É possível que ele se mude para o futebol brasileiro novamente no decorrer do ano.
Souza (volante) – Cerezo Osaka (JAP)
Campeonato brasileiro pelo Cruzeiro em 2013, o volante Souza defende o Cerezo Osaka, do Japão, desde 2016. Com contrato até 30 de junho, o meio-campista não descarta uma volta ao Brasil. A sua carreira é gerida pelo Grupo DIS.