Jogo de seis pontos. Assim o Fluminense encara a partida desta quarta-feira, contra o Cruzeiro, no Mineirão, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com 25 pontos, o Tricolor abriu três da zona de rebaixamento e espera não retornar para lá. Por isso, precisa pontuar sempre, principalmente quando o adversário é um rival direto na parte de baixo da tabela.

Da segunda metade da classificação atual, o Fluminense só venceu o próprio Cruzeiro, Fortaleza e Botafogo, número bem inferior quando se trata de derrotas nos confrontos diretos. Ao todo o Tricolor perdeu 12 partidas e quatro foram contra equipes que também lutam contra o rebaixamento: Botafogo, Vasco, CSA e Avaí, os dois últimos em pleno Maracanã.

 
 
 

OS NÚMEROS

Ao levarmos em consideração a pontuação contra os atuais 10 melhores colocados do Campeonato Brasileiro, o Fluminense soma 14 pontos em 39 disputados, um aproveitamento de 35,8%:

Vitórias: Grêmio (duas vezes), Corinthians e Internacional;

Empates: Flamengo e Santos;

Derrotas: Goiás (duas vezes), Santos, Bahia, Athletico, Palmeiras e São Paulo.  

Já contra os 10 times da segunda página, o Tricolor conquistou 11 pontos em 30 possíveis, obtendo 36,6% de aproveitamento.

Vitórias: Cruzeiro, Fortaleza e Botafogo

Empates: Chapecoense e Ceará

Derrotas: Botafogo, Vasco, Atlético, CSA e Avaí.