O título carioca do Fluminense em 1995 foi histórico. E neste domingo dois personagens do famoso gol de barriga estarão frente a frente no duelo entre o Tricolor das Laranjeiras e o Grêmio: Ailton, quem fez a jogada e, de fato, levou o crédito na súmula do jogo, e Renato Gaúcho, responsável por empurrar a bola no barbante.
Auxiliar do interino Marcão no Fluminense, o ex-volante brinca com o antigo atacante e agora técnico gremista sobre o gol que garantiu ao Tricolor a vitória de 3 a 2 sobre o Flamengo e o título estadual em 1995.
– Porque naquele gol ele estava gordo. Você vê que ele encolheu a barriga e, ainda assim, a bola bateu nela – brinca Ailton.
Na visão de Renato, no entanto, quem estava gordo era justamente Ailton.
– Ele falou para o Cadu (ex-volante e atual supervisor técnico do time sub-15 do Fluminense): você e o Bolão têm que me agradecer de estarem aí no Fluminense. Porque fui eu que coloquei vocês aí com aquele gol – conta Ailton.
A autoria do gol também é motivo de “discórdia”. Renato foi quem mandou a bola no barbante. O árbitro da partida, Léo Feldman, anotou para Airton. O ex-volante fala sobre isso.
– Quando estou com o Renato ele fala que o gol é nosso. Quando ele está sozinho, fala que foi dele. É o único gol que a súmula não manda em nada. Porque nela está o meu nome no gol: Ailton dos Santos Ferraz, camisa número 8. Mas tudo bem. Quem ganhou foi o Fluminense – disse.