(Foto: Mailson Santana - FFC)

Boa notícia para o Tricolor. O Fluminense obteve nesta semana a renovação do Certificado de Clube Formador. O documento é obtido junto à Confederação Brasileira de Futebol e serve para estabelecer direitos e deveres dos clubes brasileiros nas categorias de base. A formação de atletas do Tricolor é feita no Vale das Laranjeiras, em Xerém. O novo certificado do Flu é o CCF-B, que tem validade de um ano.

– Seguimos no nosso processo de evolução de Xerém para deixar um legado ainda maior para o Fluminense. Conseguimos a renovação do certificado de clube formador da CBF. Quero parabenizar todos os funcionários da nossa base pela dedicação e excelência no trabalho, cuidando do nosso Fluminense com carinho, dedicação e sempre pensando em dar segurança e apoio às crianças e familiares que vivem este sonho de se tornarem jogadores de futebol profissional – declarou Rui Rensiger, vice de futebol de base do Flu.

 
 
 

O certificado tem como objetivo garantir um padrão de qualidade dos centros de treinamento e dos departamentos de base dos clubes brasileiros, bem como dar garantias a estes clubes com relação aos seus jogadores de 14 a 16 anos, como, por exemplo, em caso de aliciamento de atletas.

Para obter o documento, é necessário cumprir uma série de regras estabelecidas por lei. Participação em competições oficiais, apresentação de documentos, ter programa de treinamento compatível com faixa etária, proporcionar assistência técnica e médica aos jovens jogadores, etc.

O Certificado “B” é concedido para os clubes que preenchem os requisitos exigidos. Já o Certificado “A”, de dois anos, é dado aos clubes que preencherem os requisitos comprovadamente acima das exigências.