O uso do VAR (árbitro de vídeo) ainda é alvo de muitos questionamentos e críticas no futebol brasileiro. A partir da primeira rodada do returno do Campeonato Brasileiro, uma novidade poderá ser implementada nos estádios. Quando um lance for para revisão, o mesmo passará nos telões de onde os jogos são realizados. Em evento na sede da CBF, no Rio de Janeiro, o presidente da Comissão de Arbitragem, Leonardo Gaciba, anunciou a novidade na tarde desta segunda-feira.

– Estamos estudando a possibilidade de mostrar também no estádio, pelo telão. O público terá total ciência do que o árbitro está checando no monitor. Só não fizemos isso anteriormente porque é um projeto novo, mas estamos ouvindo as críticas construtivas – disse.

 
 
 

Ainda de acordo com Gaciba, há um sentimento de satisfação geral em relação ao acerto dos árbitros em lances de dúvida. Na visão dele, a maioria dos lances têm sido revistos com sucesso.

– Em 90% das vezes as decisões tomadas no campo de jogo são consideradas corretas – comentou.

Ainda durante o evento, Leonardo Gaciba, ex-árbitro, admitiu que há uma necessidade de melhorar o tempo para as decisões e também defendeu que exista mais respeito entre juízes e jogadores em campo.