Com tempo para treinar, Fernando Diniz já tem o esboço do time do Fluminense que mandará a campo no recomeço no Campeonato Brasileiro. Na próxima segunda-feira, enfrentará o Ceará, no Maracanã. A equipe terá o desfalque certo de Allan, suspenso por ter sido expulso contra a Chapecoense. Em seu lugar, Yuri é a opção. Se Matheus Ferraz virou ausência, Digão está de volta à zaga. Gilberto se recupera de lesão e não tem retorno garantido. Caso não possa jogar, Igor Julião deverá ficar com o lugar na lateral direita.
O setor com mais pontos de interrogação é o ataque. Luciano tem futuro indefinido no clube e ainda pode sair. Yony González é outro em recuperação de lesão e sem retorno garantido já contra o Ceará. Nestes casos, as opções são Marcos Paulo e Guilherme. Pedro também se recupera de uma lesão na coxa esquerda. No comando do ataque a bola da vez é João Pedro, que vive grande fase.
No período de paralisação do Brasileiro e Sul-Americana, foram três jogos-treino. O Fluminense venceu a Portuguesa-RJ por 2 a 1, no dia 29 de junho, fez 3 a 1 no Grêmio Osasco, em 3 de julho, e derrotou novamente a Portuguesa-RJ por 3 a 1. Nas duas primeiras partidas, Diniz fez muitas experiências, rodando a equipe. Já no último, disputado em três tempos, manteve a estrutura do time na maior parte.
A provável escalação do Fluminense para o jogo diante do Ceará é a seguinte: Agenor; Igor Julião, Digão, Nino e Caio Henrique; Yuri, Daniel e Ganso; Marcos Paulo (Luciano), Guilherme (Yony González) e João Pedro.