Nesta quarta-feira, no Maracanã, Fluminense e Cruzeiro iniciaram uma disputa visando uma das vagas para as quartas de final da Copa do Brasil. Quando tudo se encaminhava para um “replay” do Clássico Vovô do último sábado, quando o Tricolor dominou o adversário, mas acabou derrotado por 1 a 0, João Pedro evitou o revés aos 48 minutos do segundo tempo e garantiu o empate por 1 a 1. A equipe comandada por Fernando Diniz finalizou 19 vezes contra uma do adversário (o gol de Pedro Rocha) e teve quase 70% de posse de bola, mas pecou na eficiência nos passes e nos arremates.

O jogo começou com o Fluminense tentando tomar a iniciativa e impôr seu estilo de jogo, trocando passes e buscando envolver a equipe visitante. O Cruzeiro, por sua vez, optou por esperar o Tricolor e tentar levar perigo nos contra-golpes, jogando no erro do adversário. A primeira boa chance da partida foi do Time de Guerreiros: Léo Artur arriscou da entrada da área um chute colocado e arrancou um “Uh!” do torcedor.

 
 
 

A exemplo de partidas recentes, o Flu dominava as ações com uma posse de bola muito superior a do clube mineiro. Porém, era falho no último passe e na finalização, erros que vem se repetindo nos últimos jogos e que incomodam o torcedor. Tanto é verdade que Fábio não fez uma defesa sequer durante toda a primeira etapa, assim como Rodolfo, já que o Cruzeiro pouco agredia e não levava perigo ao gol tricolor.

No segundo tempo, a missão do Tricolor era transformar controle em resultado, e para isso, precisava ter mais eficiência. Por isso, o time comandado por Fernando Diniz iniciou tentando acelerar mais o jogo. No entanto, em um cochilo defensivo, Robinho achou Pedro Rocha livre no meio da defesa aos 12 minutos e o atacante não perdoou. No primeiro chute a gol da Raposa no jogo (O Flu já havia finalizado dez vezes), ele bateu por baixo de Rodolfo e abriu o placar: 1 a 0.

Nos minutos finais, o Tricolor tentou correr atrás do prejuízo. Marcos Paulo, que entrou no lugar de Léo Artur, carimbou o travessão do goleiro Fábio em chute colocado de fora da área. Quando parecia que o placar não se alteraria, no último minuto, João Pedro deixou tudo igual após toque de Matheus Ferraz de cabeça dentro da área. A bola sobrou para o jovem revelado em Xerém e ele fuzilou Fábio: 1 a 1.

Agora, o Tricolor decide a classificação no jogo da volta, no Mineirão, marcado para o dia 05 de junho. Antes disso, encara o mesmo Cruzeiro, agora pelo Brasileirão, no próximo fim de semana. Já pela Sul-Americana, mede forças com o Atlético Nacional (COL) pela segunda fase do torneio intercontinental.

O Tricolor entrou em campo com: Rodolfo; Gilberto, Nino, Matheus Ferraz e Caio Henrique; Allan, Daniel (Ewandro 23’/2ºT), Ganso e Léo Arthur (Marcos Paulo 30’/2ºT); Luciano (João Pedro 37’/2ºT) e Yony González.