O lateral-direito Gilberto pode estar com os dias contados no Fluminense. A Fiorentina, da Itália, detentora dos direitos econômicos do jogador, recebeu uma proposta de cerca de 3 milhões de euros (R$ 13 milhões) do PAOK, da Grécia. De acordo com as informações do jornal italiano Tutto Mercato, o intermediário do mercado brasileiro Angelo Arquilla já teve contatos com representantes do clube grego.
O PAOK conquistou o campeonato grego e disputará a Liga dos Campeões da Europa na próxima temporada e, por isso, pretende reforçar o elenco. Gilberto chamou a atenção após ser eleito o melhor lateral-direito do Campeonato Carioca. O lateral tem contrato de empréstimo com o Fluminense até o fim deste ano e tem vínculo com a Fiorentina até junho de 2020.
Gilberto chegou ao Fluminense por empréstimo no ano passado e teve o vínculo prorrogado por mais um ano. Em 2018, o lateral-direito foi um dos destaques da equipe no primeiro semestre sob o comando de Abel Braga, mas sofreu com uma lesão no joelho após a Copa do Mundo e ficou de fora do restante da temporada. Retornou aos gramados neste ano depois de seis meses de recuperação e é peça-chave da equipe de Fernando Diniz.
Em março, o empresário do jogador, Alan Espinoza, revelou ao NETFLU o interesse de dois clubes em Gilberto. Entretanto, o agente ressaltou o desejo do lateral-direito em permanecer no Fluminense, apesar dos problemas financeiros que prejudicam o clube a cumprir com as obrigações salariais.