O Fluminense enfrenta o Santa Cruz na noite desta quinta-feira, às 21h30, no Arruda, em Recife, pelo jogo de volta da quarta fase da Copa do Brasil. Embora o clube pernambucano tenha força jogando sob seus domínios, o Tricolor das Laranjeiras não é superado no palco da partida desta noite há quase 20 anos.
A última derrota do Fluminense no estádio do Arruda aconteceu em amistoso realizado em 1999. Na ocasião, o Santa Cruz superou o Tricolor por 3 a 0. Desde então, foram mais três confrontos no local, com duas vitórias da equipe carioca e um empate. No último encontro, vitória do Flu por 1 a 0, com gol de Henrique Dourado, pelo Brasileirão de 2016.
Esta última derrota no Arruda foi também a última vez que o Fluminense foi derrotado pelo Santa Cruz em qualquer ocasião. Desde então, foram nove jogos, seis vitórias e três empates. Entre os triunfos, vale destacar a goleada por 6 a 1 no Maracanã, pela Copa João Havelange, em 2000, com cinco gols de Magno Alves.
No jogo de ida, o Fluminense venceu o Santa Cruz por 2 a 0, no Maracanã, com gols de Gilberto e Luciano. Com isso, para chegar às oitavas de final basta uma vitória, um empate ou uma derrota por até um gol de diferença. Caso o clube pernambucano vença com uma diferença de dois gols, a decisão será nos pênaltis. Não há regra de gol fora nesta edição.