O Fluminense disputou sete clássicos nesta temporada e venceu apenas um. Mesmo com baixo aproveitamento contra os rivais, o Tricolor conseguiu jogar de igual para igual e teve algumas boas atuações – e com superioridade – mas as falhas individuais comprometeram os resultados e ligou o alerta nas Laranjeiras.
Na final da Taça Guanabara, uma falta infantil do lateral-esquerdo Marlon resultou no gol que garantiu o título ao Vasco – na única oportunidade que o cruzmaltino teve na partida em questão. Já na semifinal da Taça Rio, o zagueiro Léo Santos fez um pênalti já aos 48 minutos do segundo quando, quando o atacante do Flamengo caminhava para a lateral.
Na noite deste último sábado, novamente contra o Flamengo, foi a vez do goleiro Rodolfo falhar e comprometer o resultado. O Fluminense tinha a vaga na final do Carioca nas mãos até o goleiro frangar em chute de Gabriel Barbosa, que resultou na eliminação do Flu no Campeonato Carioca.
Com a eliminação no Campeonato Carioca, o Fluminense retoma as atenções para a Copa do Brasil. O Tricolor volta a campo na próxima terça-feira, contra o Luverdense-MT, às 19h15 (de Brasília), no Maracanã. No jogo de ida, em Lucas do Rio Verde (MT), as equipes empataram sem gols.