O Estádio das Laranjeiras completará 100 anos no dia 11 de maio. Inaugurado em 1919, a casa do Fluminense também foi o berço da Seleção Brasileira, que mandou diversos jogos no local até a construção do Maracanã. A histórica sede tricolor foi palco de eventos históricos, políticos e culturais ao longo do século passado.
Entretanto, a demolição de uma das arquibancadas do estádio em dezembro de 1961, em razão da duplicação da Rua Pinheiro Machado, mudou a história. Embora o clube tenha prestado um serviço à cidade do Rio de Janeiro, sacrificou o próprio patrimônio. Desde 2003, o Fluminense não atua na própria casa – somente base e futebol feminino.
Apesar do patrimônio histórico, as administrações do Fluminense trataram o local com descaso nas últimas décadas. Nas redes sociais, o apresentador e jornalista André Rizek, do canal SporTV, criticou o abandono das Laranjeiras e ressaltou que o local deveria ser olhado com mais atenção (confira abaixo).
Nunca entendi algo tão maravilhoso como o estádio das Laranjeiras ser um campo em ruínas, esquecido. É inconcebível e vai além do Fluminense. É algo que devia ser olhado com atenção pela cidade do Rio: o que fazer com essa maravilha para mantê-la viva, de verdade? https://t.co/runpX5Cdcq
— André Rizek (@andrizek) April 3, 2019