Após a revelação que 21 clubes sul-americanos – incluindo oito brasileiros – enviaram suas listas de inscrições com atraso para as competições da Conmebol (Libertadores e Sul-Americana), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) emitiu um comunicado sobre o caso e se defendeu da acusação de que teria sido a responsável pela irregularidade. A entidade informou que cumpriu os prazos de inscrição.
São Paulo, Atlético-MG, Botafogo, Santos, Fluminense, Corinthians e Chapecoense são os brasileiros que não cumpriram o prazo de entrega da lista de inscritos, de acordo com o regulamento de competições da Conmebol. Não há risco de punição esportiva aos clubes, como eliminação, por causa do erro administrativo.
Nesta quinta-feira, o Tribunal de Disciplina da Conmebol multou seis clubes chilenos em US$ 15 mil dólares, sentença que deve servir de parâmetro para os demais julgamentos. Cinco clubes do Paraguai e dois da Venezuela completam o grupo dos 21 times envolvidos no problema.
No artigo 49, parágrafo primeiro, está dito que “é de exclusiva responsabilidade dos clubes a coordenação com suas associações membros para garantir que o processo seja finalizado de acordo com as diretrizes descritas pela Conmebol”. As inscrições devem ser realizadas até 72h antes do início de cada fase.
Confira a nota da CBF na íntegra:
“A CBF informa que as listas de inscrição das equipes brasileiras na Copa Libertadores e Copa Sul-Americana foram recebidas dos clubes, assinadas e encaminhadas à Conmebol dentro dos prazos estabelecidos em regulamento.
O que está em apuração junto à Conmebol é um possível erro de autenticação no sistema Comet, durante a realização de uma das etapas de homologação do processo, o que de forma alguma configura irregularidade na inscrição das equipes. Trata-se de eventual falha administrativa, que, se muito, pode resultar em aplicação de multa.
A CBF está investigando as causas dessa possível situação e fornecendo os esclarecimentos necessários aos clubes envolvidos e à entidade sul-americana.”