Bangu, o bairro mais quente do Rio de Janeiro, às 17h do dia 30 de janeiro. Em campo, Vasco e Portuguesa em partida válida pela Taça Guanabara. O termômetro? 41ºC. Na arquibancada, torcedores se apertam para se proteger do sol na sombra criada por um poste. Em campo, jogadores exaustos e reclamando do calor. O cenário sufocante de Moça Bonita no verão carioca teve consequências, e até a TV Globo se rendeu ao drama aceitando mudanças no Campeonato Estadual.

A Ferj, então, convocou uma reunião na última semana em sua sede onde convidou, além do sindicato, a TV Globo – detentora dos direitos de imagem da competição – e integrantes da Sociedade de Medicina do Exercício do Esporte do Rio de Janeiro. De lá, ficou resolvido um meio termo neste primeiro momento.

 
 
 

No decorrer do campeonato deste ano, estabeleceu-se que os jogos terão de se iniciar a partir das 17h30, exceto aos domingos, quando há os jogos em TV aberta da Globo. Além disso, a parada técnica para hidratação dos atletas passou de dois para três minutos.

Para 2020, porém, segundo a Ferj, a determinação é para que as partidas tenham início às 18h, conforme solicitado pelo sindicato dos jogadores.