O campeão olímpico de vôlei de praia e atual diretor de esportes olímpicos do Fluminense, Emanuel Rego, foi convidado para assumir a presidência da Agência Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). Após três recusas, a expectativa dentro do governo federal é de que ele aceite o convite. A nomeação deve ocorrer na quarta-feira.
A escolha pelo campeão olímpico de vôlei de praia foi uma saída encontrada pelo governo diante da dificuldade de encontrar nomes com conhecimento sobre o combate ao doping no país e, ao mesmo tempo, com aceitação da comunidade esportiva. Segundo informações do “Blog Olhar Olímpico”, do portal UOL, Emanuel ainda está estudando a proposta.
A ABCD tem força de secretaria nacional, um das cinco sob o chapéu da Secretaria Especial de Esporte – o antigo Ministério do Esporte. O ex-jogador de vôlei de praia foi medalhista de ouro na Olimpíada de Atenas, em 2004, prata em Londres-2012, e bronze em Pequim-2008. No currículo, Emanuel ainda tem três títulos mundiais e 10 do Circuito Mundial.