O Fluminense ainda luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro e segue vivo na Copa Sul-Americana, mas já olha para 2019 e iniciou a montagem do elenco. A direção de futebol negocia a renovação do vínculo de alguns atletas que têm contrato até dezembro deste ano, porém, o presidente Pedro Abad vetou um novo acordo de mais de um ano e travou as conversas.
O mandato de Pedro Abad na presidência do Fluminense termina em 2019 e, por isso, não quer que os contratos pendentes ultrapassem este tempo. Essa determinação travou as conversas com o goleiro Júlio César e o zagueiro Gum. A dupla deseja uma prorrogação de vínculo de pelo menos dois anos. A diretoria, no entanto, já manifestou o interesse pela permanência dos atletas.
Outro que tem contrato até o fim deste ano é o atacante Marcos Júnior. O presidente Pedro Abad negocia diretamente com o empresário do jogador, mas as partes estão distantes de um acordo. O atleta não deve permanecer para a próxima temporada e tem demonstrado insatisfação com os constantes atrasos salariais.